Analisadores, kits de teste, medidores e reagentes de sílica - Hexis Científica Hexis Científica
Solicite mais informações
CENTRAL DE VENDAS: (11) 4431-0535
Envie sua solicitação através de nossos formulários e receba o retorno em até 6 horas úteis

Analisadores, kits de teste, medidores e reagentes de sílica

Por que a medição e análise de sílica são importantes para a qualidade da água

Combata os efeitos prejudiciais dos depósitos de sílica com a vasta gama de analisadores, sensores, medidores e reagentes da Hach concebidos para uma medição precisa da sílica. Depósitos de sílica e silicatos causados por alta pressão e altas temperaturas podem causar estragos em ambientes industriais, particularmente em aplicações de caldeiras e vapor, resultando no seguinte:®

  • Eficiência reduzida
  • Falha prematura
  • Aumento do tempo de inatividade dispendioso para limpeza

Além disso, como a sílica dissolvida tem uma baixa força iônica, geralmente é a primeira impureza a penetrar no efluente quando as resinas se aproximam da exaustão no tratamento de troca iônica. Por esse motivo, a sílica serve como um importante parâmetro de monitoramento e controle nos processos de desmineralização e tratamento de água ultrapura.

Com os analisadores de sílica, testes laboratoriais e soluções de kit de teste da Hach, pode gerir proativamente as concentrações de sílica, garantindo operações ininterruptas e minimizando os custos de manutenção.

Produtos de sílica em destaque

Analisador de sílica online

Os analisadores online da Hach para sílica oferecem alta precisão e baixa manutenção para análises colorimétricas.

Medidores portáteis de sílica

Leves e duráveis, os medidores portáteis da Hach oferecem testes de sílica em movimento, nos quais você pode confiar mesmo nas condições mais desafiadoras.

Reagentes de sílica

Os kits de teste e reagentes portáteis da Hach poupam-lhe tempo e dinheiro, fornecendo resultados rápidos e precisos quando e onde precisar deles.

Kits e tiras de teste de sílica

Com a simplicidade e precisão dos kits de teste da Hach, pode obter facilmente resultados rápidos para testes de sílica numa variedade de aplicações de campo.

Instrumentos de teste de sílica de laboratório

Medição exata e precisa para aplicações laboratoriais e industriais. Os medidores de sílica de bancada da Hach oferecem funcionalidades avançadas e interfaces de fácil utilização.

Quais processos requerem monitoramento de sílica?

Água da caldeira: A formação de incrustações devido à dureza, sílica e depósitos de produtos de corrosão pode diminuir a capacidade de troca de calor e a eficiência global da caldeira. A qualidade do vapor varia com a concentração de impurezas na água da caldeira e o potencial transporte mecânico de gotículas de água contaminada para o vapor. Quanto maior a pressão de operação da caldeira, maiores os requisitos de pureza, uma vez que o transporte de contaminantes é promovido. Medições de sílica (purga da caldeira do tambor): o acúmulo de sílica na caldeira depende da pressão do tambor, < 5 ppb.

A sílica é analisada na água de alimentação da caldeira entre os amaciadores WAC (cátions ácidos fracos) (primário e polimento) e o tanque de água de alimentação da caldeira, antes da geração de vapor.

Perguntas Frequentes

Sílica, também conhecida como dióxido de silício (SiO2) ou quartzo mineral, é um composto derivado do elemento químico silício (Si) e compõe aproximadamente 59% da crosta terrestre e uma grande parte da areia comum. O silício se liga ao oxigênio para formar silicatos, que são o conjunto mais comum de minerais.

A sílica é encontrada como sílica dissolvida ou partículas de silicato em suspensão na maioria das águas naturais. A sílica é usada em muitas aplicações industriais, incluindo a produção de alimentos e produtos farmacêuticos, como aditivo e para filtragem de água.

Os procedimentos analíticos para sílica incluem o método de silicomolibdato para medição de faixa alta e o método Heteropoly Blue para medição de faixa baixa. O método Heteropoly Blue é uma extensão do método Silicomolibdato para aumentar a sensibilidade.

Os métodos de sílica da Hach determinam a sílica reativa ao molibdato. Os termos 'reativo ao molibdato' ou 'não reativo ao molibdato' não implicam reatividade, ou falta dela, em relação a outros reagentes ou processos. Ocasionalmente, uma amostra contém sílica que reage muito lentamente com o molibdato ou não reage. Em pelo menos uma de suas formas, a sílica não reage com o molibdato, embora seja capaz de passar pelo papel de filtro, estando presente na forma dissolvida ou coloidal. Não se sabe até que ponto essa sílica "não reativa" ocorre nas águas.®

A sílica "não reativa ao molibdato" pode ser convertida na forma "reativa ao molibdato" por aquecimento ou fusão com álcalis, como na digestão do bicarbonato de sódio. Consulte os Métodos Padrão 4500-SiO2 para obter detalhes.

Nos métodos Silicomolibdato e Heteropoly Blue, a cor formada é diretamente proporcional à quantidade de sílica reativa ao molibdato presente na amostra original. A sílica total pode ser determinada realizando análises usando o Método de Absorção Atômica Eletrotérmica (Métodos Padrão 3113B), o Método de Espectrometria de Massa de Plasma Indutivamente Acoplado (Métodos Padrão 3125) ou o Método de Plasma Indutivamente Acoplado (Métodos Padrão 3120).

Termos como "coloidal", "cristaloidal" e "iônico" têm sido usados para distinguir entre várias formas de sílica, mas essa terminologia não pode ser comprovada. A Hach não fornece soluções ou suporte para nenhum dos métodos para sílica total.

Na Hach, encontre o equipamento de teste, os recursos, a formação e o software de que necessita para monitorizar e gerir com sucesso os níveis de sílica na sua aplicação de processo específica.

O Método 8282 tem recomendações específicas para manutenção do material de laboratório e limpeza da célula Pour-Thru.

Limpeza de material de laboratório:

Limpe completamente todos os recipientes usados neste teste para remover quaisquer vestígios de sílica. Use recipientes de plástico para todas as análises e armazenamento, pois o vidro pode contaminar a amostra com sílica. Garrafas pequenas ou frascos com tampas do tipo parafuso funcionam bem.

  • Limpe os recipientes (não use detergentes fosfatados) e enxágue com água deionizada de alta qualidade com baixa concentração de sílica.
  • Mergulhe por 10 minutos com uma diluição de 1:50 do reagente de molibdato 3 em água de sílica de baixo nível.
  • Enxágue repetidamente com água de sílica de baixo nível ou com a amostra antes de usar. Mantenha os recipientes bem fechados quando não estiverem em uso.
  • Encha a célula de passagem com esta mesma mistura de molibdato 3 e água. Deixe de molho por 10 minutos.
  • Enxague com água de sílica de baixo nível.

Mantenha os recipientes bem fechados quando não estiverem em uso e enxágue o material de laboratório repetidamente com água de sílica de baixo nível ou com a amostra antes de usar.

Limpeza de células Pour-Thru:

A célula Pour-Thru pode coletar um acúmulo de produtos com cor, especialmente se as soluções reagidas permanecerem na célula por longos períodos de tempo após a medição.

  • Enxágue a célula Pour-Thru com uma diluição de 1:5 de solução de hidróxido de amônio para remover a cor.
  • Enxágue completamente com água deionizada.
  • Coloque uma tampa no funil Pour-Thru Cell quando não estiver em uso.

O seguinte também pode ser feito para limpar a célula Pour-Thru:

  • Limpe o conjunto de células Pour-Thru com detergente sem fosfato e depois enxágue com água DI de alta qualidade.
  • Mergulhar durante 10 minutos numa diluição de 1:50 do reagente molibdato 3 em água de sílica de baixo nível. Isso deve livrar a amostra de qualquer sílica aderente.

O EZ Series EZ1034 pode analisar de 1 μg/L até 100 μg/L de Si e o EZ1035 pode medir até 1 mg/L de Si com uma diluição interna.

O valor em branco do reagente 1 (R1) pode ser encontrado no frasco do reagente. Se a amostra tiver concentrações de sílica muito baixas e tiver problemas com leituras altas (um a dois ppb altos), que não são causados pelo azulamento da célula da amostra ou problemas do instrumento, uma determinação de campo em branco pode ser realizada para ajustar o valor em branco. Limpe o sample célula seguindo o procedimento listado no manual do usuário.

O método usado para determinar o branco no Analisador de Sílica 5500sc é o método de adições padrão. Este método requer uma alimentação de concentração de amostra estável para o analisador durante o teste, que será de algumas horas. Comece realizando um teste de amostra com a água de amostra e registre a leitura do analisador. Colete 500 ml de amostra e, a isso, adicione 2 ml de padrão de 500 ppm, execute esta amostra enriquecida como uma amostra de captura e registre a leitura. Colete 500 ml de amostra e, a isso, adicione 4 ml de padrão de 500 ppm, execute esta amostra enriquecida como uma amostra de captura e registre a leitura. Repita as amostras de corrida enriquecidas com 6, 8 e 10 ml, registrando cada leitura.

Quando as leituras de amostra de garra cravadas forem coletadas, coloque-as em papel milimetrado (ou no Excel). Valor de pico - 0, 2, 4 etc., ppb é o eixo x; Leitura de amostra no eixo y. Desenhe uma linha reta de melhor ajuste através dos pontos mapeados. Onde a linha cruza o eixo x é o valor do reagente em branco. (A interceptação será um valor negativo, mas é inserida como um valor em branco positivo.)

A determinação do branco do reagente é realizada em concentrações próximas ao limite de detecção do analisador, e as leituras de amostra enriquecida observadas acima estão sujeitas a ruído e interferência. O material de laboratório e os recipientes de mistura devem ser escrupulosamente limpos para obter bons resultados. É melhor repetir cada adição padrão pelo menos três vezes para garantir que os resultados sejam repetíveis. A precisão final da determinação em branco provavelmente será de cerca de +/- 1 ppb, e muito provavelmente nesta faixa de concordância com o valor no frasco de reagente de molibdato.

Uma discordância de 1-2 ppb entre dois analisadores executando uma amostra que é apenas 1-2 ppb (ou até menos) pode ser muito difícil de isolar. Se o sistema de processo estiver estável e executar uma resposta de linha de base conhecida após a regeneração, e nenhuma outra falha puder ser encontrada no analisador, a solução mais prática pode ser ajustar o valor em branco neste analisador para que as leituras correspondam à linha de base conhecida.

Os reagentes e padrões para o 5500sc têm o seguinte prazo de validade:

O produto # 6783600 do reagente da sílica 5500SC inclui:

  • 5500SC Reagente 2 Sílica 2 litros Produto #6774902 tem uma vida útil de 720 dias a partir da data de fabricação fechado.
  • 5500SC Standard 1 Silica 2 litros Produto #6775002 tem uma vida útil de 360 dias a partir da data de fabricação fechado.
  • 5500SC Reagente 3 Sílica 1.8-Litro Produto #6775202 tem uma vida útil de 720 dias a partir da data de fabricação fechado.
  • 5500sc reagente 3 pó de sílica 205G produto #6775355 tem uma vida útil de 1800 dias a partir da data de fabricação, fechado, não preparado
  • 5500SC Reagente 1 Sílica 2 litros Produto #6774802 tem uma vida útil de 720 dias a partir da data de fabricação fechado.

A data exata e o mês de validade serão impressos no rótulo de cada garrafa.

Os reagentes para o analisador de sílica/fosfato 5500 têm uma concentração diferente em relação aos reagentes mais antigos dos analisadores de sílica/fosfato da Série 5000 e, portanto, não são compatíveis. Devido à diferença nas concentrações, os volumes de reagentes são diferentes e podem causar problemas de precisão em um modelo diferente de analisador.

Observe que os padrões de calibração para os analisadores de sílica/fosfato 5500sc são os mesmos do modelo Série 5000.

Se um frasco padrão para a Série 5000 não estiver aberto e não tiver expirado, o conteúdo pode ser usado para calibrar para o mesmo parâmetro em um analisador 5500sc.

Antes de usar, transfira o conteúdo para o estilo de garrafa correto para os sistemas 5500sc. Um tipo de garrafa incorreto pode resultar em um vazamento de ar ou padrão que pode danificar o sistema.

Ver Produtos

Hexis Científica
ANALISADOR DE SILICA 5500SC - 1 AMOSTRA
ANALISADOR DE SILICA 5500SC - 6 AMOSTRAS
REAGENTE 1 MOLIBDATO - SILICA 5500SC (2 LITROS)
REAGENTE 2 ÁCIDO CÍTRICO - SILICA 5500SC (2 LITROS)
REAGENTE 3 (PARTE 1/2 LIQUIDO) - SILICA 5500SC (1,8 LITROS)
REAGENTE 3 (PARTE 2/2 PO) - SILICA 5500SC (204 GRAMAS)
PADRÃO DE CALIBRACAO 500PPB - SILICA 5500SC (2 LITROS)
MODULO ADICIONAL 4 SAIDAS 4-20MA PARA 5500SC