Chat with us, powered by LiveChat Energia Solar - Hexis Científica

ENERGIA SOLAR

Você sabia que o sol fornece 99,98% da energia do nosso planeta (o restante é geotérmico), e é responsável, direta ou indiretamente, pela existência de vida na Terra?

A radiação solar que atinge o solo é o fator chave na determinação da produção de uma planta de energia solar, e isso é fortemente influenciado por parâmetros ambientais e climáticos.

Radiação Solar

O que é radiação solar?

Radiação solar é a designação dada à energia radiante emitida pelo Sol, em particular aquela que é transmitida sob a forma de radiação electromagnética. Os produtos que comercializamos possuem capacidade de realizar a medição para projetos em que essa radiação será utilizada para a geração de energia.

Quais são os componentes da radiação solar?

Irradiação Normal Direta – DNI

DNI é a quantidade de radiação solar recebida por unidade de área, em uma superfície que é mantida perpendicular (normal) aos raios que vêm em linha reta da direção do sol em sua posição atual no céu. Esse tipo de irradiação é medida por um pireliômetro com um campo de vista de 5°, montado em um sun tracker automático.

Irradiação Difusa Horizontal – DHI

O DHI é a quantidade de energia que vem do céu após ser espalhada na atmosfera. Ele é medido por um piranômetro protegido da luz solar direta.

Irradiação Global Horizontal – GHI

GHI é a quantidade de radiação solar recebida por unidade de área em uma superfície horizontal do hemisfério acima. Ele compreende irradiância normal direta, corrigida para o ângulo de incidência na superfície, além do DHI. Sendo assim; GHI = DHI + DNI • cos(θ), onde θ é o ângulo do zênite solar (verticalmente acima do local é 0°, horizontal é 90°). O GHI é medido por um piranômetro montado horizontalmente.
Radiação Solar

Conheça os Modelos de Geração de Energia

GD | Geração Distribuída

GD é a geração de energia realizada em sistemas geradores que ficam próximos ou, até mesmo, na própria unidade consumidora (casas, empresas e indústrias). Eles são interligados à rede elétrica pública. Essa modalidade passou a vigorar em 2012, com a Resolução Normativa Nº482 da ANEEL.

GC | Geração Centralizada

A Geração Centralizada (GC) é caracterizada por grandes centrais de produção de energia elétrica. Os dois principais tipos de usinas de geração de energia solar são: fotovoltaica e hipotérmica (Capitação solar por meio de espelhos concentrada em uma torre).

O que você precisa monitorar em uma planta solarimétrica?

São diversos os fatores que devem ser monitorados na planta solarimétrica para atender às normas vigentes e obter o melhor desempenho em geração de energia.



Radiação

Temperatura do ar e do painel solar

Chuva

Vento

Umidade

GHI (Irradiância Horizontal Global)

POA (Irradiância no plano)

DHI (Irradiância Horizontal Difusa)

DNI (Irradiância Direta)

Sujicidade

Temos produtos para realizar o monitoramento de maneira segura
de acordo com as normas vigentes. Conheça-os abaixo.
Radiação Solar

Estação Solarimétrica

A Estação Solarimétrica padrão EPE/ANEEL é composta por um conjunto de equipamentos que mensuram parâmetros como: radiação solar global, radiação solar direta, refletida, saldo radiômetro e radiação solar difusa. Uma estação solarimétrica automática é capaz de mensurar o potencial de radiação solar e demais variáveis meteorológicas, por meio do sistema de aquisição de dados.

Estação Solarimétrica Padrão EPE/ANEEL

Estas estações atendem os requisitos solicitados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). São os modelos de estações com telemetria de dados através de opções, como GSM, Satélite, Rádio, Ethernet, Modbus e Wi-Fi.

SOMOS ESPECIALISTAS NO
FORNECIMENTO DE ESTAÇÕES
SOLARIMÉTRICAS COM
PADRÃO EPE/ANEEL



Trabalhamos com aplicações extremamente precisas e que respeitam integralmente os requisitos solicitados pela EPE/ANEEL, além das normas ISO e Normas da OMM (Organização Mundial de Meteorologia).

Nossos produtos são da OTT HydroMet, um grupo formado por diversas marcas para o mercado de hidrologia, meteorologia, sendo que três linhas estão relacionadas ao setor de energia solar: Lufft, Kipp & Zonen e SUTRON.
Logo Sutron

Monitoramento hidrometeorológico, coleta e gestão de dados hídricos, climáticos e energias renováveis.
Logo Lufft

Monitoramento do clima ambiental para meteorologia e operações climáticas críticas.
Logo KippZonen

Radiação solar e propriedades atmosféricas para meteorologia e energia solar.

Conheça a Kipp & Zonen


A Kipp & Zonen é especialista mundial em medição da radiação solar. Fundada em 1808, a empresa evoluiu juntamente com as tecnologias disponíveis e hoje oferece diversos instrumentos para medição de radiação global, difusa e direta.

SISTEMA DE RASTREAMENTO SOLAR



Kipp & Zonen SOLYS2 Sun Tracker

O SOLYS2 é um rastreador solar totalmente automático com GPS integrado no nível BSRN e uma carga útil de até 20kg.

Benefícios

Sem variação do relógio interno: não sofre desvios do relógio interno, uma vez que a hora é atualizada regularmente pelo receptor GPS. Se o rastreador estiver nivelado e alinhado corretamente e montado em um suporte sólido e estável, ele continuará a apontar com precisão.

Fácil de configurar: um avanço sobre os rastreadores solares convencionais é o receptor GPS integrado para configurar automaticamente os dados de localização e hora na instalação. SOLYS2 não requer um computador e software para configuração.

Configuração completa: com a placa de montagem superior opcional e o conjunto de sombreamento, SOLYS2 pode ser configurado como uma estação de monitoramento solar completa com até três radiômetros Kipp & Zonen ventilados. Uma grande variedade de kits de montagem está disponível para instrumentos de radiação solar direta.

SISTEMA DE MONITORAMENTO DE SUJIDADE



Kipp & Zonen DustIQ

O DustIQ monitora a perda de transmissão de luz causada pela poeira em painéis fotovoltaicos usando a nova e inovadora tecnologia Optical Soiling Measurement (OSM) da Kipp & Zonen.

O DustIQ fornece informações para sistemas de gerenciamento de usinas de energia solar para que você possa decidir exatamente quando e onde limpar.


Benefícios

Saiba exatamente quando limpar: Defina alarmes no software do sistema para indicar quando uma certa taxa de sujeira foi atingida e a limpeza é necessária.

Livre de manutenção: Não possui partes móveis e não necessita de luz solar para fazer suas medições. O DustIQ é limpo quando todos os outros painéis são limpos.

Configuração conveniente: O sensor é integrado ao software de gerenciamento de fábrica líder.

SENSOR METEOROLÓGICO INTELIGENTE



Sensor meteorológico inteligente Lufft WS500

O WS500-UMB é um sensor climático compacto all-in-one com medição de temperatura, umidade relativa, pressão do ar, direção e velocidade do vento. Ele faz parte da família de produtos WS de sensores de medição inteligentes profissionais com uma interface digital e um design integrado com proteção contra radiação ventilada para várias aplicações ambientais. Um sensor externo de temperatura ou chuva pode ser conectado.

Benefícios

Conceito de caixa all-in-one e fácil instalação: Conceito de invólucro tudo-em-um de um sensor climático compacto combinando vários parâmetros de medição em um invólucro com apenas uma única conexão de cabo.

Operação livre de manutenção: não há peças móveis que possam se desgastar.

Interfaces e telegramas flexíveis: SDI-12 e RS485 com protocolos suportados UMB-Binary, UMB-ASCII, Modbus-RTU, Modbus-ASCII e XDR.

PIRANÔMETROS



Piranômetro Kipp & Zonen CMP10

O CMP10 é o piranômetro Spectrally Flat Classe A com a melhor relação preço-qualidade-desempenho do mercado. Com base na tecnologia CMP 11 estabelecida, o produto estende essa qualidade a aplicações onde a manutenção é difícil e / ou representa uma parte importante do custo de propriedade.

Benefícios

Classificação ISO / IEC: ISO 9060 espectralmente plano Classe A, com calibração ISO / IEC 17025.

Manutenção minimizada: Melhor MTBF com 5 anos de garantia.

Série CMP com a maior base instalada do mundo: Bem conhecido pela alta qualidade, durabilidade e precisão. Os piranômetros CMP não requerem energia, portanto, são ideais para locais remotos.






Piranômetro Kipp & Zonen SMP10

O SMP10 é um piranômetro Spectrally Flat Classe A que combina a tecnologia de sensor do CMP 11, a interface Smart do SMP11 e a baixa manutenção do CMP10. Ele conta com um cartucho de secagem interno que dura pelo menos 10 anos se a caixa não for aberta. Isso minimiza a manutenção significativamente. O SMP10 é um piranômetro Spectrally Flat Classe A que combina a tecnologia de sensor do CMP 11, a interface Smart do SMP11 e a baixa manutenção do CMP10. Ele conta com um cartucho de secagem interno que dura pelo menos 10 anos se a caixa não for aberta. Isso minimiza a manutenção significativamente.

Benefícios

Classificação ISO / IEC: ISO 9060 espectralmente plano Classe A, com calibração ISO / IEC 17025.

Manutenção minimizada: Sem troca de dessecante por 10 anos, melhor MTBF com 5 anos de garantia.

Interface inteligente: Interface Modbus RTU, ampla faixa de correção de temperatura e baixíssimo consumo de energia. Estão disponíveis saídas digitais e analógicas. Não há necessidade de ajustar o registrador de dados após a recalibração.

SISTEMA DE MONITORAMENTO DE COBERTURA INDUSTRIAL



Sistema de monitoramento Kipp & Zonen RT1

O RT1 é a solução perfeita para monitorar a eficiência de instalações fotovoltaicas comerciais em coberturas industriais. Os parâmetros medidos são de temperatura e irradiação solar, por serem fatores essenciais que garantem a performance.

Benefícios

Classificação ISO / IEC: Classe C de resposta rápida ISO 9060, com calibração ISO / IEC 17025.

Manutenção minimizada: Sem troca de dessecante por 5 anos, com 5 anos de garantia.

Projetado para aplicações fotovoltaicas em telhados: O RT1 se encaixa em um canto de qualquer painel solar fotovoltaico, sensor duo digital inteligente, irradiância e temperatura do painel traseiro.

DATALLOGGERS



Sutron Datalloger XLite 9210B

O 9210 é um registrador de dados de campo com comunicação celular, satélite e rádio. Projetado para uso com todos os instrumentos de radiação solar Kipp & Zonen, analógicos e Modbus®, incluindo RT1. Também é compatível com as estações meteorológicas DustIQ e Lufft all-in-one.

RADIÔMETROS



Radiômetro UV Kipp & Zonen SUV-A

A série SUV-A oferece a mais recente tecnologia de detector, processamento de sinal digital e saída Modbus® e cobre o espectro UV-A 315-400nm.

Benefícios

Interface Inteligente: Interface Modbus RTU, ampla faixa de correção de temperatura e baixíssimo consumo de energia. Estão disponíveis saídas digitais e analógicas. Não há necessidade de ajustar o registrador de dados após a recalibração.

Manutenção minimizada: sem troca de dessecante por 10 anos, melhor MTBF com 5 anos de garantia.
Para adquirir esse e outros produtos,
preencha o formulário ao lado
Solicite mais informações

CENTRAL DE VENDAS
(11)4431-0790
Envie sua solicitação através de nossos formulários e receba o retorno em até 6 horas úteis

Contato