A Anvisa estabeleceu os limites máximos para micotoxinas toleráveis em alimentos como amendoins, cereais, café, especiarias, frutas secas e desidratadas, nozes, castanhas, amêndoas entre outros produtos para consumo.
Neste mês de Janeiro de 2019 entra em vigor a data limite para adequação da indústria de Alimentos para Legislação de Micotoxinas (RDC nº 7 e 138) em alimentos (milho, trigo, arroz, farinhas, seus derivados e produtos finais como bolacha).
Para um controle eficaz, devem ser aplicadas tecnologias que consigam prevenir o problema diminuindo os custos com possíveis perdas de matéria prima, além de contribuir para uma alimentação mais saudável para a sociedade.
De acordo com a legislação da Anvisa, o descumprimento das disposições contidas na Resolução, além de constituir infração sanitária, poderá acarretar prejuízos de responsabilidades civil, administrativa e penal cabíveis.
O novo anexo publicado pela Anvisa reduz os limites permitidos para micotoxinas, com isso é necessária uma fiscalização mais rigorosa das amostragens dos alimentos.
A Hexis é a única empresa que trabalha com os Kits CHARM, uma linha completa pronta para quantificação de micotoxinas na amostra de matéria prima;
A CHARM possui kits que quantificam as principais micotoxinas, como aflatoxinas (AFB1+AFB2+AFG1+AFG2 e AFM1), ocratoxina A (OTA), desoxinivalenol (DON), fumonisinas (FB1 + FB2) e zearalenona (ZON).
Vantagens dos Kits Rápidos CHARM:
Além dos Kits de análise, a Charm possui sistemas práticos e de fácil uso com registro de dados rastreáveis, assegurando as evidências exigidas pela fiscalização.
sistema EZ®-M consiste em Leitor + incubadora integrada, com ele é possível ajustar diferentes matrizes para análises de micotoxina. O sistema é flexível e prático na hora de programar os diferentes parâmetros desejados.