Saiba mais sobre o GHS


Border

 

Que todos os produtos químicos comercializados no Brasil devem estar de acordo com o GHS


O Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos, referido pela sigla GHS (do inglês Globally Harmonized System of Classification and Labeling of Chemicals), é uma abordagem técnica desenvolvida para definir os perigos específicos de cada produto químico, criando critérios de classificação utilizando dados disponíveis sobre os produtos químicos e seus perigos já definidos para organizar e facilitar a comunicação da informação de perigo em rótulos e FISPQ´s (Fichas de Informação de Segurança para Produtos Químicos).

Em si, o GHS não é uma regulamentação: cada país é estimulado a adotá-lo em sua própria legislação de modo a torná-lo como tal. As instruções apresentadas fornecem um mecanismo para atender as exigências básicas para um bom sistema de comunicação de perigos. Como foco principal, o GHS facilita tecnicamente a decisão se o produto químico fabricado ou fornecido é perigoso ou não, além disso, expõe regras para preparar rótulos e FISPQ`s apropriados. O documento do GHS é conhecido como Purple Book, e está em sua 5 ª edição (publicada em 2013).

O documento GHS integra o trabalho técnico de três organizações: OIT, OECD e UNCETDG, com informações explicativas. Ele fornece blocos para construção ou módulos de implantação para os órgãos reguladores desenvolverem ou modificarem programas nacionais existentes que garantam o uso seguro de produtos químicos ao longo de todo seu ciclo de vida.



GHS no Brasil


Com a publicação em 2009, da norma ABNT NBR 14725, desde de fevereiro de 2011, os produtos constituídos de substâncias puras já devem ser obrigatoriamente classificados, rotulados e providos de FISPQ de acordo com o GHS. Para os produtos constituídos por misturas o GHS passou a ser obrigatório a partir de 31 de maio de 2015, tendo o seu prazo para adequação prorrogado para 30/11/2015.



Saiba o que Hexis faz para garantir a adequação dos produtos químicos ao GHS

A Hexis já implementou e mantém um processo para atendimento do GHS para todos os produtos químicos comercializados.

Podemos mencionar, como exemplo, o processo de adequação implementado pela empresa HACH para atendimento do GHS, para todos os países onde seus produtos são comercializados.

A Hexis, como sendo HACH no Brasil, realiza a conferência de todos os produtos importados da HACH para que os clientes recebam produtos com rótulos e FISPQs em conformidade com o GHS.

Agora que você já sabe, poderá exigir a adequação dos produtos recebidos de seus fornecedores e também fiscalizar se todos os produtos químicos recebidos estão em conformidade com o GHS proporcionando mais segurança para sua empresa e seus colaboradores.

Veja abaixo dois exemplos de rótulos adequados ao GHS:


Fale conosco em caso de dúvidas ou para mais informações.