Medição em Meio Ambiente


 

Aplicações

Os instrumentos da OTT Hydromet lhe fornecem, durante todo o ciclo natural da água, com todos os dados precisos sobre a qualidade e quantidade da precipitação e das águas superficiais, subterrâneas, e litorâneas. Nossos instrumentos são criados para serem utilizados em uma grande variedade  de aplicações ambientais e industriais e se integram perfeitamente com sistemas de telemetria versáteis para a aquisição remota de dados. 

Agricultura e Irrigação

Os sensores da OTT Hydromet fornecem-lhe informação essencial para identificar tendências e cumprir com as normas regulatórias dos parámetros de qualidade e quantidade de água relacionados à agricultura e à irrigação.

Os sensores OTT de nível e de velocidade de água podem medir o vazão dos canais abertos de irrigação para melhor prognosticar a disponibilidade de água nas aplicações agrícolas no futuro.  Além disso, os sensores OTT de nível de águas subterrâneas podem ser usados para fins parecidos e para que as águas subterrâneas sejam utilizadas de forma mais produtiva nas atividades agriculturais.

Os sistemas Adcon de telemetria sem fio combinam dispositivos compactos e robustos de baixo consumo de energia com ferramentas convenientes e potentes de visualização de software. Esta combinação fornece dados precisos sobre o meio-ambiente, a agricultura e a hidrometeorologia através da internet.

Os instrumentos da Hydrolab e Sea-Bird Coastal fornecem-lhe dados sobre parâmetros relacionados à qualidade de água para cumprir com as normas regulatórias e determinar o escoamento de nutrientes e o efeito global das atividades agrícolas nas massas de águas naturais.

Águas Litorâneas e Estuarinas

Medição de qualidade de agua nas regiões litorâneas e estuarinas é fundamental na caracterização das áreas hipóxicas (zonas mortas), as quais são o resultado de um excesso de nutrientes e eflorescências algais na água.  A análise da concentração de sedimentos em suspensão, por meio de un sensor de turbidez, também é importante para a identificação de tendências e para modelagem.

A Hydrolab e a Sea-bird Coastal oferecem uma variedade de instrumentos multiparamétricos para a qualidade de agua e sensores de nutrientes para aplicações a longo prazo em águas litorâneas.

Certos sensores de nível OTT (OTT RLS, OTT SE 200) são adequados para o monitoramento do nível do mar e da maré por meio da tecnologia de radar e sistemas de polia e flutuador. Além disso, alguns sensores das águas subterrâneas podem medir a salinidade e condutividade a fim de detectar a intrusão da água salgada em aquíferos litorâneos de água doce.

Alerta de Cheias

Sistemas de alerta de cheias montados nas estações hidrológicas utilizam-se para avisar aos serviços de emergência e às autoridades locais em caso de cheias. Os sensores OTT de nível de água e de fluxo contínuo combinam com sistemas de telemetría e dos Hydrosystems OTT para medir, recolher e transmitir dados sobre o nível e a velocidade da água em tempo real a fim de determinar o fluxo máximo durante uma cheia, e alertar ao serviços locais de hidrologia e emergência se ultrapassa um determinado limiar.  

Fluxo e Vazão

Determinar com sistemas de medição de fluxo e vazão a quantidade de água que flui através de um canal aberto é crucial para prever a disponibilidade de água, o risco de cheias, a distribuição de água, entre outros fins.

A OTT Hydromet é uma das líderes em fabricar tecnologia de medição de vazão por mais que 100 anos, desde que começaram a utilizar os primeiros molinetes mecânicos até chegar aos medidores acústicos Doppler de tecnología avançada.  Sua ampla gama de medidores de vazão inclui desde molinetes portáteis e perfiladores acústicos até sensores Doppler laterais (SLD) para instalação fixa e monitoramento contínuo.   

Águas Subterrâneas

A medição do nível ou profundidade até a lâmina da água é fundamental para indentificar tendências de longo prazo, incluindo a diminuição do nível de água, intrusão de água salgada, variações estacionais, a recarga de aquíferos, o armazenamento e recuperação artificial de aquíferos e o nível de água portável.  A recepção de dados sobre as águas subterrâneas mediante transmissão remota de um dos vários sistemas de telemetria da OTT poupa tempo e recursos nos trabalhos de campo. 

A Hydrolab oferece vários instrumentos multiparamétricos que são compactos e idôneos para medir em detalhe a qualidade das águas subterrâneas.  Os sensores Hydrolab também podem equipar-se com um sensor de rodamina pros estudos com corantes traçadores com o fim de determinar a direção do fluxo de água. 

Energia Hidráulica

O monitoramento do impacto das centrais hidroeléctricas nas massas de água pode ser importante pro cumprimento das normas regulamentadoras y para modelações.

Os instrumentos Hydrolab podem medir a concentração total de gás dissolvido (TDG) associada às atividades das centrais hidroelétricas e tanto os instrumentos Hydrolab como os instrumentos Sea-Bird Coastal podem ser utilizados para monitorar a temperatura e o oxigênio dissolvido a jusante e a montante das centrais hidroeléctricas para garantizar o mantenimento dos níveis permitidos sem perjudicar a produção de eletricidade.

Os sensores OTT podem ser utilizados para medir o nível e o fluxo de água dos reservatórios que alimentam as centrais hidroeléctricas e também os fluxos de entrada e saída da central e pro controle de comportas.

Meteorologia

Os dados sobre precipitação altamente precisos utilizam-se pro monitoramento de divisor de águas, em prognósticos relativos ao transporte aéreo e rodoviário, previsão de tempo, e obtenção de dados de campo para ajustar os dados meteorológicos determinados por radar.

A OTT Hydromet oferece uma ampla variedade de sistemas tecnológicos de medição de precipitação, incluindo disdrómetros a laser de alta precisão e pluviômetros com distintas opções de sistemas de telemetría e carga para instalação em locais remotos. 

Mineração

Garantizar que os poluentes procedentes da mineração não cheguem às massas de águas naturais circundantes é um objetivo fundamental na gestão ambiental e o cumprimento das normas regulamentadoras.

As sondas multiparamétricos Hydrolab podem medir uma ampla variedade de parâmetros relacionados com a mineração, entre eles a condutividade e condutância específica, o total de sólidos dissolvidos, a salinidade, o pH e o ORP (redox), o cloreto, o oxigênio dissolvido, e a turbidez.   Tanto os sensores OTT como os sensores Hydrolab podem ser ajustados com opções de telemetria para disparar alarmes se ultrapassam certos limiares.

Os sensores de nível OTT das águas subterrâneas medem  o nível atual em atividades mineiras e são compatíveis com sistemas de regulamento e bombeamento das águas subterrâneas das minas.  A qualidade das águas subterrâneas também pode-se monitorar, geralmente utilizando-se a condutividade como medida substituta. 

Monitoramento de Nutrientes

O monitoramento contínuo dos níveis de nutrientes fornece informações cruciais sobre as mudanças diárias e estacionais e também sobre os fenómenos nas condições da qualidade de água, as quais podem ser um indicador importante da saúde global da massa de água.  Ao longo dos últimos anos, o monitoramento de nutrientes ganhou importância, sendo que ocupa um lugar de destaque na conformidade regulatória da qualidade de água em muitas regiões.

A Sea-Bird Coastal oferece várias soluções para medição contínua a longo prazo de nitratos e fosfatos em tempo real.  Por sua parte, as sondas multiparamétricas Hydrolab também disponibilizam várias opções para a medição de nutrientes.

Petróleo e Gás

Garantizar que os poluentes procedentes das atividades de extração de petróleo e gás natural, como o fraturamento hidráulico, não cheguem às massas de águas naturais circundantes é um objetivo fundamental na gestão ambiental e o cumprimento das normas regulamentadoras.

As sondas multiparamétricos Hydrolab podem medir uma grande variedade de parâmetros relacionados com ditos recursos de energia, entre eles a condutividade e condutância específica, o total de sólidos dissolvidos, a salinidade, o pH e o ORP (redox), o cloreto, o oxigênio dissolvido, e a turbidez.   Tanto os sensores OTT como os sensores Hydrolab podem ser ajustados com opções de telemetria para disparar alarmes se ultrapassam certos limiares.

Os sensores de nível OTT das águas subterrâneas medem  o nível atual em atividades de extração de petróleo e gás natural e utilizam-se no monitoramento e na remediação, geralmente usando a condutividade como medida substituta. 

Águas Superficiais

A medição da quantidade e qualidade das águas superficiais (canais abertos, rios, reservatórios, lagos, e estuários) é um dos pilares do monitoramento hidrológico e sempre foi um âmbito da OTT Hydromet desde que criou seus primeiros molinetes em 1875. 

 

 

A OTT Hydromet oferece tecnologia versátil para medir o nível, a vazão e a qualidade de água nas águas superficiais:

  • Sensores de nível de água com várias tecnologias de medição (radar, burbulhador, pressão) para  atender a uma variedade de necessidades de aplicação
  • Medidores OTT para medir o fluxo e a vazão das águas superficiais, com opções de medição portátil ou instalação fixa.
  • Sondas multiparamétricas Hydrolab para a medição pontual ou contínua da qualidade de água em tempo real.
  • Instrumentos Sea-Bird Coastal para a medição e monitoramento contínuo e estático de nutrientes na água.

A Hidrologia Urbana e Gestão de águas Pluviais

A hidrologia urbana lida com  aspectos específicos relacionados ao ciclo hidrológico em áreas urbanas e industriais.  Isto inclui todas as correntes de águas naturais e também toma em consideração as águas pluviais, as águas subterrâneas, os rios e os lagos.  Assim mesmo, inclui a infraestrutura e os sistemas de abastecimento e saneamento de água em uma cidade.

 

Os sistemas e sensores da OTT Hydromet fornecem informação para gestionar as tarefas relacionadas com a água  em zonas urbanas, entre outros:

  • Acquisição e transmissão de dados sobre chuvas e escoamento para a rede de águas residuais e a gestão da retenção de águas pluviais
  • O monitoramento remoto da infraestrutura de abastecimento de água para detectar problemas na rede de águas com o fim de prevenir e resolver problemas de falta de abastecimento ou de gastos elevados por causa de falhas na rede 

 

Fonte: Site OTT Brasil (http://brasil.ott.com/aplicacoes/) - 01/10/2015